Andar com Fé

em parceria com o cantor e compositor Gilberto Gil
(WMF, 2023)

O livro Andar com fé estreia a coleção letrailustre, da WMF Martins Fontes, que trará canções brasileiras emblemáticas, interpretadas por grandes artistas. O cantor e compositorGilberto Gil inaugura o primeiro volume com uma de suas músicas mais célebres, que ganha interpretação do artista visual Daniel Kondo, apresentando uma abordagem singular para esse hino de fé.

 Poesia e imagem estão entrelaçadas em 40 páginas de uma obra que faz uma imersão em Andar com fé, música composta em 1982, ano em que Gil completava 40 anos e lançava o álbum Um Banda Um, dedicado a diálogos com as religiosidades católica, de matriz africana, umbandista, oriental etc – uma canção que permite a afirmação nas fés múltiplas.

“O livro tem uma série de enigmas cifrados e mimetismos visuais para quem deseja fazer uma leitura transversal pelas imagens”, explica Daniel Kondo. “O corpo da mulher se transmutando na cobra-coral remete à fábula bíblica da cobra que expulsou Adão e Eva do Paraíso, só que no corpo da mulher. Depois, essa mesma forma se converte em um violão, e ao colocar a imagem na vertical, ela mimetiza um crânio humano, no momento da letra em que Gil fala que a fé está para morrer”, detalha.  

 Guilherme Gontijo Flores, responsável pela organização, pontua no texto complementar do livro: “A cada desenho vemos que seu modo de fé pode ser totêmico, furta-cor, fusional, esquivo, sincrético, elíptico, corporal, transcendental, racional. Pelos nãos, pelos sins, cada imagem encontra a letra e a desdobra: não se ilustra apenas dando a imagem direta da imagem mental de uma letra, mas percebendo seus vazios, tudo que ali é não dito e em nós provoca um anseio de completar, inventar, conversar, cantar, andar – são corpos, peles, cores, gostos que explicitam e conclamam a cada passo um dos jeitos da fé”.

Anterior
Anterior

Nós a gente

Próximo
Próximo

Quando Curupira encontra Kappa